terça-feira, 16 de junho de 2009

Da pureza


O técnico do Vasco da Gama ,Dorival Junior, quieto e mineiramente, vem fazendo um trabalho primoroso. Está recuperando a auto-estima de um time que caiu para a segunda divisão e trocou de presidente. Sendo que o último presidente era ninguém menos que Eurico Mirando. E o atual é ninguém mais que Roberto Dinamite.

Segue abaixo, uma crônica que escrevi - e foi publicada no jornal O Imparcial, de Araraquara, quando Junior estava no São Caetano, e foi vice-campeão paulista.

"Vejo o Junior uma vez por ano. Seu Dorival, o pai, mora no Santana, pertinho da casa de meus saudosos avós maternos Dito e Niva. Quando é Natal ou outra data importante do ano, o pica-pau, apelido dele, pára pra prosear. Falamos de tudo: do seu trabalho como desenhista na Viana engenharia na Rua Expedicionários do Brasil, no São José, quando ainda cursava o técnico em agrimensura no Logatti. Ele pergunta por meu pai e tios, depois lembro do futebol dele na Ferroviária na década de 80. Palmeiras, Grêmio, Juventude e outros tantos. No fim do ano passado paramos naquela mesma esquina para conversar:

- Fui convidado para dirigir o Paysandu. O time está na série A do Brasileiro, mas vou agradecer e recusar. Formaram a equipe agora. Tudo na vida tem que ser feito aos poucos, por etapas – contou o Junior no seu tom sereno e tranqüilo. Resultado dessa conversa: o Junior foi dirigir o Sport Recife e terminou como campeão pernambucano e o Paysandu, sem Junior nenhum comandando, foi rebaixado para a segunda divisão.

Ultimamente, além da esquina da casa da vó, o Brasil está tendo a oportunidade de conhecer de perto o Dorival Junior . Todos os finais de semana, em rede nacional, nas principais emissoras de televisão do Brasil ou nos jornais da capital, todos se perguntam, assombrados, quem é esse rapaz que conseguiu aplicar, de uma só vez, um nó tático no Muricy Ramalho do São Paulo e outro no Santos, do inatingível Vanderley Luxemburgo.

O rapaz, técnico do time do São Caetano, é sobrinho do moço de Araraquara. O moço de Araraquara – expressão criada por Fiori Gigllioti - é o Dudu, médio-volante dos áureos tempos grenás e mágico da academia de futebol do Palmeiras dos anos 70.

Assim como o Dudu , o Junior é cria da Ferroviária. A classe que ele ostenta com as palavras – a mesma que, ao lado do tio, tratava a bola – certamente está relacionada com o fato de os dois terem surgido na Ferroviária.

Claro que a boa educação que Junior e Dudu receberam da família influenciaram suas trajetórias. Mas como disse o escritor Lourenço Diaféria em sua crônica Que Simpatia!, em 1968, `além da simpatia, a Ferroviária possui também a fortaleza dos times de bem, cultivando o futebol com carinho e seriedade. Para ela, o futebol não é um fim, é um meio. Um instrumento de afirmação, uma ferramenta de trabalho, pela qual zela e do qual cuida.`

Talvez seja também por isso que o treinador da Ferroviária, Édson Só, vem fazendo este trabalho primoroso na série A-3 do campeonato paulista. Deve também ser esta a exata explicação para o gol nos acréscimos do Leandro Donizete na vitória grená do último sábado.

O momento do Junior no São Caetano e da Ferroviária no Paulista da A-3 convergem para o mesmo caminho que fazia os grandes tremerem em Araraquara nas décadas de 60, 70 e 80. A locomotiva parece caminhar de volta aos trilhos. "

7 comentários:

Rogério Mascia Silveira disse...

Ro,

Você é sempre sensacional. Adorei o perfil do Júnior e da invocação dos velhos e bons tempos da Ferrinha!

Abraços,

Rogério Mascia Silveira - Jornalista
www.rogeriosilveira.jor.br
(11) 9845-9197

Skype - rogeriomascia
GoogleTalk - rogeriomascia@gmail.com
Twitter.com/rogeriomascia

Anônimo disse...

Falo e disse Garoto Propaganda do Grecin 2000...!!!

Blog do Rafael Alaby disse...

Rodrigo, na minha opinião, Dorival Jr é um dos melhores técnicos da atualidade. É equilibrado e não é marqueteiro, como outros por aí.
Abs

rodrigo viana disse...

Rogério, obrigado, como sempre. Você é amigo.

Anônimo, eu poderia fazer propaganda do Viana Hair....hehe...

Rafael, concordo com você em tudo que disse sobre o Dorival.

Navarro disse...

Como diria seu amigo de Muzambinho: "o Dorival Júnior aprendeu tudo o que sabe no Botafogo de Ribeirão".
Brincadeiras a parte, em 1999 o volante Júnior foi comandado pelo Muricy Ramalho e, inteligente como é, logo viu tudo o que não se deve fazer.
Abraço.

rodrigo viana disse...

Daniel
me ajude? o muricy treinou o Botafogo quando o Junior era voltante? Nao to lembrado...

Sei que o Junior foi assistente técnico do Muricy no Figueirense...

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e